segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Projecto de semestre - "Dignidade acorrentada"

Ao longo do semestre fomos desenvolvendo um projecto que consistia em explorar qualquer técnica ao nosso gosto, com o intuito de irrequecer e desenvolver as nossas aptências artísticas.
Quando tive de escolher um tema ou conceito para abordar pensei imediatamente em juntar duas coisas que me interesso: moda e problemas sociais.
Dentro dos problemas sociais tenho particular preocupação com o trafico de diamantes. Não tem nada a ver com o processo de trafico de drogas mas sim com a realidade consumida de medo da população africana, mais propriamente de Serra Leoa. Um grupo de jovens rapazes rebeldes desfazem famílias para garantir a continuidade dos rebeldes e de escravos homens para trabalhar nas minas de diamantes. Em consequencia temos feridos, mortos e refugiados que vivem na selva e que são, maioritariamente, mulheres, raparigas, velhos e amputados.
Vive-se o terror para responder aos caprixos dos maiores!

Depois de estabelecer um conceito pensei que técnica iria explorar. A minha inicial era fazer uma instalação com 3 manequins onde assistíamos a uma evolução do sofrimento. Todos os manequins estavam cheios de diamantes e gradualmente víamos a "sangrar" o corpo daqueles que dão vida à preciosidade e riqueza que outros compram.
Em discussão com a professora ela achou melhor fazer uma performance gravada em fotografia onde em apenas um manequim fazia a tal evolução do sofrimento.

Em relação ao material usaria alfinetes em tons de perola uma vez que não consegui encontrar diamantes e uma fácil aplicação no manequim.


Até próximas novidades,  fica em processo de realização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário